domingo, 15 de março de 2015

Sobre a (enigmática) arte de se relacionar

Qual a coisa mais importante na (enigmática) arte de se relacionar com as outras pessoas? O eco. Sim, o eco.

Do wikipedia: "um eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto."

Ainda do wikipedia: "Em física o fenômeno da reflexão consiste na mudança da direção de propagação da energia. Consiste no retorno da energia incidente em direção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contato com uma superfície refletora."

Agora a minha reflexão, esta sim, no sentido da psicologia (mais uma vez, do wikipedia: "Refletir é pensar, abordar um tema, que nos intriga, por vezes."):

Eco é uma energia que volta ao emissor após ela incidir em uma superfície refletora, correto? Pois então, se nós considerarmos que o pensamento e o sentimento são energias, em um sentido amplo do termo, quando a gente expressa um pensamento ou um sentimento nós externalizamos essa energia, ou seja, nós damos vida a ela.

Voltando à pergunta inicial, sobre a arte de se relacionar com as outras pessoas.

O mais legal da vida é exatamente a existência do eco, pois se a gente expressa um pensamento, ou seja, uma idéia, ou um sentimento, como, por exemplo, dizer para alguém "eu te amo", e este alguém, no caso do sentimento, ou ninguém, no caso do pensamento, pois este pode ser transmitido a várias pessoas simultaneamente, como este meu post, responde, então tudo fica muito sem graça.

E isso se aplica em diversas áreas da vida pessoal: em casa, no trabalho, no amor, na família.

Em casa: "ficou muito bom esse churrasco que você fez".

No trabalho: "parabéns, a tarefa que você entregou ontem à noite ficou ótima".

No amor: "a noite que passamos juntos foi maravilhosa".

Na família: "obrigado por ter vindo me visitar este final de semana".

Agora, gostaria de fazer um parênteses: novamente, do wikipedia, sobre a definição de eco: "É necessário existir um obstáculo que esteja a mais do que 17 metros de distância da pessoa que emite o som".

E o que isso quer dizer? Bem, simplesmente isso, que é preciso haver uma distância mínima de 17 metros entre quem emite o som e o obstáculo (o ouvinte) que reflete o som de volta ao emissor para que exista o eco, ou seja, em todos os casos acima, essa lei também se aplica.

Nenhum comentário: